"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado." - William Shakespeare

terça-feira, 30 de março de 2010

George Orwell - A Revolução dos Bichos

DOWNLOAD AQUI

Pode-se afirmar que a obra “A Revolução dos Bichos” é o início de uma fábula contemporânea, fruto do desencanto do autor com o governo de Stalin.

A princípio pode parecer visionário, mas conforme a leitura se desenvolve, identificamos vários acontecimentos históricos alegorizados na obra.

O livro satiriza a Revolução Russa, onde Major simboliza Lênin, Napoleão simboliza Stalin, e Bola-de-Neve é Trotsky. E o povo é simbolizado pelos demais animais: as ovelhas, sem consciência repetem o que lhes é ensinado; os cavalos só focalizam o trabalho; o burro que se prende em suas verdades e as galinhas acabam perdidas na dispersão.

Em suma, este é um fiel retrato da própria história, onde as vítimas somente sobrevivem em função de um ideal.

sábado, 13 de março de 2010

Eça de Queirós - A Relíquia

DOWNLOAD AQUI

A Relíquia começa com a apresentação do narrador e protagonista da história, Teodorico Raposo, que busca explicar ao leitor o que o motivou a escrever suas memórias. Ele nos diz que a principal motivação está no fato de que tanto como seu cunhado, Crispim, acreditarem que aquelas memórias contém “uma lição lúcida e forte” da vida, sendo merecedoras da imortalidade que só “a literatura propicia”.

A narração se concentra num viagem feita por Teodorico ao Egito e à Palestina, logo após uma decepção amorosa. Buscando fugir ao modelo de “guia de viagem”, Teodorico nos conta com suposta “sobriedade e sinceridade” os casos que provocaram mudanças significativas em sua vida, principalmente no que tange à herança que supunha merecer.

Na verdade a narrativa de Teodorico possui um outro objetivo, a saber, promover uma correção no livro que seu amigo letrado, Topsius, que participara daquela viagem, escrevra sobre Jerusalém. Naquela obra, intitulada “Jerusalém Passeada e Comentada”, Topsius afirmava que Teodorico levava em dois embrulhos de papel os “restos de seus antepassados”.

Tal afirmação preocupava Teodorico em relação à burguesia local, já que isso poderia acarretar problemas para o futuro e que só por meio da burguesia se tinha acesso às “coisas boas da vida”. Teodorico desejava então explicar a natureza e o verdadeiro conteúdo daqueles pacotes.

Teodorico acaba por nos contar não somente o que sucedera na malfadada viagem mas também vários aspectos relativos a sua vida anteriores à viagem, como por exemplo a história do encontro de seus pais, ou ainda, o momento depois de toda a viagem em que se decidira pela escrita de suas experiências de vida.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Isabel Allende - De Amor e de Sombra

DOWNLOAD AQUI

É o segundo romance escrito pela autora chilena Isabel Allende, publicado em 1984.
O livro teve uma adaptação para o cinema dez anos depois (Of Love and Shadows), dirigida por Betty Kaplan, com Antonio Banderas e Jennifer Connelly.
A história tem origem num encontro casual entre Irene, uma jovem da aristocracia chilena, e Francisco, filho de um professor anarquista. 

A partir de uma reportagem rotineira, um mundo estranho, oculto pela história oficial, vai-se-lhes revelando, fazendo-os sentir responsáveis perante os fatos cruéis que se sucedem. E nas sombras do poder e do abuso, cada vez mais pressionados pelas injustiças e pelo ódio, que o amor de Irene e Francisco se desenvolve, como força contrária.