"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado." - William Shakespeare

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Thomas Morus - A Utopia

DOWNLOAD AQUI

Thomas Morus (1478-1535), humanista, político de carreira, chanceler do reino da Inglaterra, celebrizou-se particularmente por esta obra, A Utopia.

Mais que um modelo de sociedade comunista, de comunidade de convivência pacífica e de tolerância religiosa, parece que este livro seja um grito de protesto contra a sociedade feudal, em que grassavam a corrupção, os favorecimentos espúrios, as injustiças sociais, a exploração dos pobres, a marginalização das classes menos favorecidas, a iniquidade das leis, a violação dos direitos e muitos outros males que, infelizmente, continuam a afligir a sociedade do século XXI.

A sociedade peerfeita é um sonho, uma utopia. Tornar nossa sociedade menos injusta não deveria ser contudo, mera possibilidade, mas uma necessidade e uma preocupação de todos.

Nenhum comentário: