"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado." - William Shakespeare

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Jonathan Swift - As Viagens de Gulliver

DOWNLOAD AQUI

"As Viagens de Gulliver" foi publicado primeiramente em 1726, mas permanece até hoje como um dos clássicos da literatura universal.

Seu autor, Jonathan Swift (1667-1745) um crítico feroz do seu tempo, é quase sempre suprimido em detrimento dos adaptadores de sua obra, resumindo suas mais de 400 páginas em pequenos encadernados que não se equiparam com o conteúdo original.

Este livro é um relato das viagens do cirurgião naval Lemuel Gulliver em quatro terras distintas: Liliput a terra de minúsculas pessoas onde ele se vê como um gigante; Brodbdingnag onde ele se vê como um minúsculo Liliputiano na terra de gigantes; Laputa a terra em ruínas em que os habitantes se ocupam com intrigas e discussões e finalmente Houyhnhnms, onde cavalos governam o próprio país.

Neste romance, Jonathan Swift critica e satiriza não apenas a sociedade dos homens, mas a própria natureza humana. Razão pela qual é atual hoje quanto na época de seu lançamento.

Nenhum comentário: