"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado." - William Shakespeare

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Lygia Fagundes Telles - Seminário dos Ratos

DOWNLOAD AQUI

Cada trabalho de Lygia Fagundes Telles é, para ela, um desafio intenso em que a inquieta, insatisfeita, persistente e paciente escritora se lança com paixão. Seminário dos ratos é, assim, o resultado de dois princípios básicos da vida da escritora: o da sedimentação de experiências literárias e do risco a cada novo empreendimento intelectual.

O livro reúne 14 contos que nasceram dessa obstinação de Lygia, de um árduo trabalho de pesquisa em que a autora desejava expressar-se, em cada conto, de uma maneira diferente e queria encontrar a forma mais adequada para dizer o que precisava.

O resultado é uma obra de rara beleza, verdadeira metáfora da vida em que Lygia Fagundes Telles, em seu estilo único de escrever, exalta a sua crença na sobrevivência do ser humano sobre todos os obstáculos. Seus textos giram em torno de temas que a envolvem desde que começou a escrever, como a solidão, o amor, o desamor, o medo, a loucura e a morte.

Dias Gomes - O Pagador de Promessas

DOWNLOAD AQUI

Dias Gomes narra nesta peça de renome internacional o emocionante calvário do simplório Zé-do-Burro: para cumprir promessa feira a Iansan, pela cura de seu burro, ele divide seu sítio com os lavradores pobres e carrega pesada cruz de madeira no percurso de sete léguas, com o objetivo de depositá- la no interior da igreja de Santa bárbara, em Salvador.

Iansan se confunde com Santa Bárbara na visão popular, mas por certo não é um mito cristão, motivo mais que suficiente para que as autoridades eclesiásticas se opusessem à entrada do herói no sagrado recinto.

Zé-do-Burro não esmorece. Sua obstinaçào, sua fé, conduzem a um dos mais empolgantes desfechos do teatro contemporâneo - e universal. O Pagador de Promessas: serviu de tema ao filme do mesmo título, ganhandor da Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1962.

sábado, 28 de novembro de 2009

J. R. R. Tolkien - O Silmarillion

DOWNLOAD AQUI

O Silmarillion, relata acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreram os grandes eventos narrados em O Senhor dos Anéis. São lendas derivadas de um passado remoto, ligadas às Silmarils, três gemas perfeitas criadas por Fëanor, o mais talentoso dos elfos. Tolkien trabalhou nesses textos ao longo de toda a sua vida, tornando-os veículo e registro de suas reflexões mais profundas.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Ernest Hemingway - Por Quem os Sinos Dobram

DOWNLOAD AQUI

Um dos mais famosos romances de Ernest Hemingway, "Por quem os sinos dobram" é uma obra magnífica da literatura americana do século XX. Nele, Hemingway conta a história de Robert Jordan, um engenheiro americano que sabe tudo sobre explosivos e que vai para a Espanha, lutar na Guerra Civil pelas Brigadas Internacionais.

Jordan é designado a auxiliar um pequeno vilarejo nas montanhas da Espanha e lá conhece uma camponesa chamada Pilar. Em meio ao relacionamento dos dois, a história da Guerra Civil Espanhola é contada de forma magistral, misturando o talento ficcional do escritor com as suas experiências pessoais na Espanha. Uma obra-prima!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Graciliano Ramos - São Bernardo

DOWNLOAD AQUI

As memórias de Paulo Honório, o seco e ambicioso dono da fazenda São Bernardo, são contadas sem rodeios ou floreios neste clássico de Graciliano Ramos.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Jonathan Swift - As Viagens de Gulliver

DOWNLOAD AQUI

"As Viagens de Gulliver" foi publicado primeiramente em 1726, mas permanece até hoje como um dos clássicos da literatura universal.

Seu autor, Jonathan Swift (1667-1745) um crítico feroz do seu tempo, é quase sempre suprimido em detrimento dos adaptadores de sua obra, resumindo suas mais de 400 páginas em pequenos encadernados que não se equiparam com o conteúdo original.

Este livro é um relato das viagens do cirurgião naval Lemuel Gulliver em quatro terras distintas: Liliput a terra de minúsculas pessoas onde ele se vê como um gigante; Brodbdingnag onde ele se vê como um minúsculo Liliputiano na terra de gigantes; Laputa a terra em ruínas em que os habitantes se ocupam com intrigas e discussões e finalmente Houyhnhnms, onde cavalos governam o próprio país.

Neste romance, Jonathan Swift critica e satiriza não apenas a sociedade dos homens, mas a própria natureza humana. Razão pela qual é atual hoje quanto na época de seu lançamento.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

John Steinbeck - As Vinhas da Ira

DOWNLOAD AQUI

As Vinhas da Ira é um romance sobre a dignidade humana em condições desesperadas. Entre 1930 e 1939, as grandes planícies do Texas e do Oklahoma foram assoladas por centenas de tempestades de poeira que causaram um desastre ecológico sem precedentes, agravaram os efeitos da Grande Depressão, deixaram cerca de meio milhão de americanos sem casa, e provocaram o êxodo de muitos deles para Oeste, nomeadamente para a Califórnia, em busca de trabalho.

Quando os Joad perdem a quinta de que eram rendeiros no Oklahoma, juntam-se a milhares de outros que ao longo das estradas se dirigem para Oeste, no sonho de conseguirem uma terra que possam considerar sua. E noite após noite, eles e os seus companheiros de desdita reinventam toda uma sociedade: escolhem-se líderes, redefinem-se códigos implícitos de generosidade, irrompem acessos de violência, de desejo brutal, de raiva assassina.

Este romance que é universalmente considerado a obra-prima de John Steinbeck é o retrato épico do desapiedado conflito entre os poderosos e aqueles que nada têm, do modo como um homem pode reagir à injustiça, e também da força tranquila e estóica de uma mulher. As Vinhas da Ira é um marco da literatura norte-americana.

Mark Twain - As Aventuras de Tom Sawyer

DOWNLOAD AQUI

Tom Sawyer, um menino órfão, e seu grande amigo criam tantas aventuras quanto uma criança pode imaginar. No entanto, algumas de suas brincadeiras os conduzem a situações verdadeiramente perigosas, e Tom Sawyer se depara com o fortalecimento da amizade e a descoberta do amor.

Muito mais que um simples livro de aventuras, é um romance sobre a difícil transição da infância para a fase adulta. Além disso, Mark Twain pontua as singelas estripulias de Tom com suas críticas a respeito da natureza humana e da hipocrisia da sociedade, o que faz com que a obra não seja destinada apenas a meninos e meninas, mas também a homens e mulheres.

Álvares de Azevedo - Noite na Taverna

DOWNLOAD AQUI

Proporciona ao leitor uma viagem ao mundo fantástico da melancolia e morbidez que caracterizam a época em que viveu Álvares de Azevedo. Numa taverna, um grupo de conhecidos reúne-se para espantar o tédio com o vinho nos lábios e contos macabros afluindo da mente.

Ana Miranda - Boca do Inferno

DOWNLOAD AQUI


Bahia, século XVII. Um grupo de conspiradores assassina o alcaide-mor da cidade. O crime desperta a ira de poderosos e desencadeia uma série de perseguições que vão revelar a arbitrariedade, a corrupção e a tirania que assolam a Colônia.

domingo, 22 de novembro de 2009

Agatha Christie - Morte nas Nuvens

DOWNLOAD AQUI

O assento n° 9 dava a Hercule Poirot a localização perfeita para observar seus companheiros de vôo. À direita, ele podia ver uma bela jovem, visivelmente apaixonada pelo homem ao seu lado.

Mais adiante, o assento n° 13 era ocupado por uma condessa que mal disfarçava o vício da cocaína. Do outro lado do corredor, no assento n° 8, sentava-se um escritor de contos policiais, às voltas com um marimbondo impertinente.

O que Poirot ainda não tinha percebido era que atrás dele no assento n° 2, estava caído o corpo sem vida de uma mulher. Para os passageiros que vinham de Le Bourget, o breve vôo do Prometeu sobre o canal da Mancha prometia ser tudo, menos uma viagem de rotina.

H. G. Wells - A Ilha do Dr. Moreau

DOWNLOAD AQUI

Resgatado após acidente, jovem vai parar numa ilha e lá descobre o laboratório de um cientista, o doutor Moreau. A surpresa é quando o rapaz fica sabendo que o lugar serve para estranhas experiências genéticas.

Ariano Suassuna - O Auto da Compadecida

DOWNLOAD AQUI

O "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel.

Bram Stoker - Drácula

DOWNLOAD AQUI

Publicado em 1879, inspirado em relatos do folclore romeno sobre o nosferatu, ou morto-vivo, e na saga do príncipe Vlad Drakul, que lutou contra os turcos nas Cruzadas. Drácula definiu o arquétipo do vampiro como o ser diabólico que se alimenta do sangue de suas vítimas e tem poderes extraordinários.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Lima Barreto - Triste Fim de Policarpo Quaresma

DOWNLOAD AQUI

Policarpo Quaresma é um major cheio de idéias nacionalistas que trabalha como funcionário público no início da República. Ao defender que o tupi se torne a língua nacional, é ridicularizado e depois internado como louco. 

Quando finalmente é solto, vai morar no campo e resolve transformar seu sítio em sede da reforma agrária. Apóia o marechal Floriano na Revolta da Armada mas é ignorado, acabando preso e fuzilado. Uma sátira impiedosa do Brasil burocrático, atual e reconhecível apesar de referir-se a um momento histórico marcante.

Stephen King - À Espera de um Milagre

DOWNLOAD AQUI

"Fiquei imaginando como seria caminhar aqueles últimos quarenta metros até a cadeira elétrica, sabendo que iria morrer ali. Aliás, como seria ser o homem que teria que afivelar o condenado na cadeira, ou ligar a chave de força. O que um trabalho como esse retiraria de alguém? Ou, mais horripilante ainda, o que poderia lhe acrescentar?" (Stephen King)

Uma trama de mistério e terror, ambientada nos anos 30, em plena Depressão americana, num cenário de desespero e sufoco: a Penitenciária de Cold Mountain. Stephen King foi buscar no lado mais sombrio de sua imaginação a história assombrosa de John Coffey, condenado à morte, e seu encontro fatal com o carcereiro Paul Edgecombe. Originalmente publicado em seis partes, com o título de "O Corredor da Morte", o romance é agora lançado em volume único: "À ESPERA DE UM MILAGRE". Nas telas, o diretor Frank Darabont recria a história magistral de King, com Tom Hanks interpretando o guarda Edgecombe.

Inspirado em Dickens e na emoção que sentia quando, menino, com o irmão David e a mãe, liam em voz alta histórias em episódios, Stephen King escreveu seu romance seriado. À medida que cada parte ia sendo lançada, deixando o público em crescente expectativa, o escritor recolhia impressões de seus "fiéis leitores", modificando o rumo da história.

Assim compôs esta narrativa impressionante sobre o período em que os detentos no corredor da morte aguardam o desfecho de suas vidas no colo da "Velha Fagulha" ou ‘Carga Pesada" _ como eles chamam a cadeira elétrica, na esperança de assim, com essa pretensa piada, diminuir o pavor da execução. Muitos criminosos o guarda Edgecombe conduziu à morte – exatamente 78 homens. Mas John Coffey, acusado de ter assassinado brutalmente duas meninas, era diferente. 

Havia algo em Coffey que não combinava com a imagem de demônio, algo que fazia Edgecombe suspeitar que talvez fosse outra a história. O grande mestre do terror vai conduzindo o leitor, junto com seus personagens, pelo longo e tenebroso corredor da morte. Uma viagem aterradora, que só poderia ter resultado da mente perturbadora e excepcional de Stephen King.

Irvin D. Yalom - Quando Nietzsche Chorou

DOWNLOAD AQUI

Este livro tem como pano de fundo o fermento intelectual da Viena do século XIX às vésperas do nascimento da psicanálise. Friedrich Nietzsche, o maior filósofo da Europa... Josef Breuer, um dos pais da psicanálise... um pacto secreto... um jovem médico interno de hospital chamado Sigmund Freud - esses elementos se combinam para criar a saga de um relacionamento imaginário entre um extraordinário paciente e um terapeuta talentoso.

Na abertura deste romance, a inatingível Lou Salomé roga a Breuer que ajude a tratar o desespero suicida de Nietzsche mediante sua experimental terapia através da conversa. Ao aceitar relutante a tarefa, o eminente médico realiza uma grande descoberta - somente encarando seus próprios demônios internos poderá começar a ajudar seu paciente. Assim, dois homens brilhantes e enigmáticos mergulham nas profundezas de suas próprias obsessões românticas e descobrem o poder redentor da amizade.

Jeffery Deaver - O Colecionador de Ossos

DOWNLOAD AQUI

O criminologista Lincoln Rhyme tem uma mente que brilha, mas um corpo que não sai do lugar. Já o assassino, além de um intelecto brilhante, tem a mobilidade de uma enguia. A missão do primeiro é impedir que o segundo continue a matar e desossar pessoas pelas ruas de Nova York.

domingo, 8 de novembro de 2009

Aluísio Azevedo - O Cortiço

DOWNLOAD AQUI

Moradora de um cortiço de propriedade do português João Romão, Rita Baiana é uma mulher expansiva e liberada. Ao se apaixonar por Jerônimo, jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, ela deflagra um jogo de paixões que acaba em tragédia. Baseado no romance de Aluísio de Azevedo, anteriormente filmado em 1945.

sábado, 7 de novembro de 2009

Alexandre Dumas pai - Os Três Mosqueteiros

DOWNLOAD AQUI


A ação decorre em 1648, no ano em que termina a Guerra dos Trinta Anos. D Artagnan, um jovem de rosto comprido e moreno, os malares salientes e os maxilares bastantes desenvolvidos, o olhar era franco e inteligente, o nariz adunco, a sua estatura média mas proporcionada, é também aventureiro e corajoso em busca da fortuna, acompanhado pela sua comprida espada, e também pelo seu cavalo de cor amarelada, sem crinas na cauda, ele que fazia umas oito léguas por dia, é um ótimo parceiro para o jovem.

O jovem gascão, chega a França, na linda localidade de Paris, que é uma cidade fervilhante de vida e emoções, duelos e romances, aventuras e perigos.

Aí o jovem conhece travando conhecimentos com três homens, no qual são mosqueteiros do rei, no qual se chama Luís XIII, a quem lhe dão a vida para o defender e também a quem lhes chamam "os três inseparáveis", que se chamam, Athos, o nobre, Porthos, o forte, e por fim o Aramis, o astuto.

Nasce então entre eles (o jovem e os três Mosqueteiros), uma grande amizade muito forte sem limites e D Artagnan conquista a farda de mosqueteiros, que o admitem no grupo depois de testadas as suas qualidades de espadachim. Juntos, os quatros amigos escolhem lutando corajosamente para salvar a honra da rainha Ana de Áustria, de um embroglio amoroso em que a haviam envolvido com o Duque de Buckingham, braço direito do rei Carlos de Inglaterra. A França vive dias de guerra civil, opondo católicos a huguenotes. A atmosfera de intrigas palacianas envenena a vida francesa. Os mosqueteiros participam no cerco a La Rochelle (1629) e cobrem-se de glória.

O misterioso homem de Meung, a pérfida Milady e os inúmeros guardas, duelistas e esbirros do cardeal são alguns dos obstáculos que os mosqueteiros têm de enfrentar ao longo da viagem, neste espantoso romance de aventuras e perigos.

Patrick Süskind - O Perfume, A História de um Assassino

DOWNLOAD AQUI

França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense. Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças.

Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa. Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas.

Sidney Sheldon - O Reverso da Medalha

DOWNLOAD AQUI

Kate Blackwell era milionária. E muito esperta. No mundo dos negócios, ninguém era capaz de passá-la para trás, e foi assim que conseguiu manter a solidez do império financeiro que herdou do pai - uma fortuna construída sobre a exploração e o comércio de diamantes na África do Sul.

Mas o poder e a riqueza não eram os únicos elementos que faziam parte da história da família: a tragédia também acompanhara a trajetória de quase todos os seus membros, como um legado de maldição. Neste livro, Sidney Sheldon constrói uma saga emocionante, marcada pelo mesmo estilo que já cativou milhões de leitores em todo o mundo.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Robin Cook - Esfinge

DOWNLOAD AQUI

Esfinge é o título de um dos mais célebres romances do mundialmente conhecido criador do thriller médico, o médico e escritor Robin Cook. Érica Baron consegue finalmente realizar o grande sonho da sua vida: fazer uma viagem até ao Egipto. Érica é uma egiptóloga e há muito que ambiciona caminhar por entre os magníficos templos e monumentos daquela civilização extinta há já tanto tempo.

Não imagina, porém, que esse sonho se vai transformar num verdadeiro pesadelo em que ela corre o perigo de perder a própria vida. Ao encontrar uma pista que poderá conduzir a tesouros lendários a mais terrível das maldiçoes do Mundo Antigo vai aliar-se à mais selvagem do mundo moderno e juntas vão fazer tudo para destruí-la.

Frances Hodgson Burnett - A Princesinha

DOWNLOAD AQUI

A princesinha conta a história de Sara Crewe, uma menina rica que perde tudo quando lhe acontece uma terrível tragédia. Obrigada a trabalhar como empregada, a passar frio e fome, ela continua a preservar sua nobreza, e assim consegue manter seu orgulho e sua generosidade.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Kate Mosse - Sepulcro

DOWNLOAD AQUI

Em Sepulcro, duas histórias paralelas estão separadas por mais de um século. Em outubro de 1891, a jovem Léonie Vernier e seu irmão Anatole saem apressadamente de Paris para o Domaine de la Cade, a imponente propriedade da família de sua mãe, próxima da cidadela medieval de Carcassonne.

O rapaz corre risco de vida e divide um segredo com sua tia Isolde, que mora no local. Logo, Léonie também terá seu segredo guardado sob a copa das árvores das florestas escuras da região, dentro da sinistra câmara mortuária que ali se esconde desde tempos imemoriais. E cuja chave é um baralho de tarô muito particular, de poder inimaginável.

Mais de cem anos depois, em outubro de 2007, a bordo de um trem recém-saído de Paris, Meredith Martin tem muito sobre o que refletir. O que a leva ao exclusivo Hotel Domaine de la Cade parece ser apenas a pesquisa de uma biografia do compositor Claude Debussy. Mas ela sabe que há mais: o desejo de descobrir as origens de sua família, que parecem remontar à misteriosa região. A velha partitura de piano amarelada e as fotos antigas que foram só o que sua mãe lhe deixou são a única chave de que dispõe. E as cartas, em que até então nunca acreditara.

As encruzilhadas que ligam Léonie e Meredith são o grande mistério de Sepulcro. Os antigos enigmas que as cercam - se desvendados - podem levar a um grande tesouro, de serenidade e crescimento pessoal.